Nesta manhã de quinta-feira (23), a Secretaria Estadual de Saúde (Susam) recebeu uma doação de 3 mil máscaras N95 e 50 termômetros para temperaturas remotas, da empresa coreana Samsung, no Polo Industrial de Manaus. A entrega foi feita pela secretária de Saúde, Simone Papaiz, pelo presidente da empresa, Jeong Seung Moon.
Os materiais foram enviados para a Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), onde serão registrados e posteriormente entregues às unidades de saúde. Como máscaras que servem para proteger médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem de hospitais e pronto-socorros, em 28 de agosto, Platão Araújo e João Lúcio Machado, que trabalham no atendimento de pacientes com Covid-19.
[better-ads type=”banner” banner=”60″ campaign=”none” count=”2″ columns=”1″ orderby=”rand” order=”ASC” align=”center” show-caption=”1″][/better-ads]Já existe uma parte dos termômetros, 30 deles, usados para medir a temperatura dos pacientes observados nas tendências de triagem estabelecidas nessas três unidades e o restante, distribuído para outras unidades de saúde.
Como a contaminação é montada com a presença de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, e realiza o pré-atendimento de pacientes que utilizam unidades de urgência e emergência, os impede de entrar nos hospitais, reduzindo as chances de contaminação.
A secretária Simone Papaiz, acompanhada pelo secretário executivo da Susam, João Paulo Marques, destacou a importância desse tipo de ação, principalmente o equipamento de proteção individual (EPI), devido à dificuldade que o Estado encontrou em obter esse tipo de material.
“Queremos agradecer em nome do governador Wilson Lima. Essa ação é muito bem-vinda, porque esses profissionais estão na vanguarda e devemos nos proteger da contaminação. Temos um grande número de profissionais contaminados, não é apenas no Amazonas, e esse material é essencial ”.
[better-ads type=”banner” banner=”60″ campaign=”none” count=”2″ columns=”1″ orderby=”rand” order=”ASC” align=”center” show-caption=”1″][/better-ads]O presidente da Samsung, Jeong Seung Moon, decide que a ação deve cumprir a função de responsabilidade social de uma empresa, autorizada em Manaus e, portanto, tem a obrigação de apoiar o trabalho contínuo de lidar com a pandemia.
“Estamos instalados em Manaus, fazemos parte da cidade e, portanto, entendemos que devemos fazer parte desse trabalho que foi realizado pelo governo do Estado”.