O salário do Auxílío Brasil abre em sete dias e as pessoas inscritas no Bolsa Família migrarão para o novo programa de modelo automática. Mas e quem não ganha Bolsa Família tem direito ao Auxílio Brasil?
Esse é um dos grandes questionamentos considerado que, com o fim do auxílio emergencial mais de 20 milhões de pessoas que estão em estado de vulnerabilidade social ficarão sem adquirir um benefício do governo a partir deste mês.
Quem não ganha Bolsa Família tem direito ao Auxílio Brasil?
Sim, pois, esse novo pagamento não será único aos beneficiários do Bolsa Família. Então, quem não ganha Bolsa Família tem direito ao Auxílio Brasil, no entanto, é necessário estar vigilante ao cumprimento das regras do novo plano para estar entre as famílias consideradas aptas ao direito.
Assim como o Bolsa Família, o direito social também tem como destino auxiliar as famílias de baixa renda. Desta forma, se você não ganha Bolsa Família tem direito ao Auxílio Brasil ao obedecer os seguintes requisitos:
Inscrição no CadÚnico
[better-ads type=”banner” banner=”19424″ campaign=”none” count=”2″ columns=”1″ orderby=”rand” order=”ASC” align=”center” show-caption=”1″][/better-ads]O Cadastro Único para planos sociais do governo federal ou CadÚnico como é geralmente conhecido, se trata de um registro que concede ao governo saber quem são e como estão as famílias de baixa renda no Brasil. Ele é instrumentalizado e atualizado pelas prefeituras de modo gratuita;
Limite de rendimento para ter direito ao Auxílio Brasil
O plano é voltado às famílias em situação de instabilidade social, logo, o governo federal reajustou nesta semana os limites para classificação das famílias em status de pobreza e de extrema pobreza. Assim, quem não ganha Bolsa Família tem direito ao Auxílio Brasil se forem dentro dos seguintes limites de renda:
- famílias que vivem em condição de extrema pobreza: renda familiar mensal de até R$ 100 por pessoa;
- famílias que estão em situação de pobreza: renda familiar de no máximo R$ 200 para famílias que apresentam entre seus membros gestantes e pessoas de até 21 anos incompletos;
A partir desses requisitos, o governo visa inserir em seu novo plano social cerca de 2,5 milhões de famílias que não ganham Bolsa Família e tem direito ao Auxílio Brasil.
Quando será o pagamento para quem não ganha o Bolsa Família?
Primeiramente, os pagamentos do Auxílio Brasil serão aprovados apenas para quem recebe o Bolsa Família. Segundo o calendário, este grupo receberá o benefício a partir do dia 17 de novembro.
Para os cidadãos que não ganham Bolsa Família e tem direito ao Auxílio Brasil, ainda não foi liberado um calendário oficial de pagamento. Como o governo assinou um novo decreto esta semana para presidir o programa, agora é esperada a efetivação do Auxílio Brasil em caráter final.
[better-ads type=”banner” banner=”19424″ campaign=”none” count=”2″ columns=”1″ orderby=”rand” order=”ASC” align=”center” show-caption=”1″][/better-ads]Isso necessita da aprovação da Medida Provisória (MP) 1.061/2021 pelo Congresso Nacional. Depois, será iniciada a habilitação e seleção de famílias que estão inscritas no CadÚnico para que o direito financeiro seja liberado em dezembro para quem não ganha Bolsa Família e tenha direito ao Auxílio Brasil.
Conforme o ministro da Cidadania, João Roma, a perspectiva é de que até o próximo mês seja zerada a fila de espera de pessoas inscritas no Cadastro Único e habilitadas ao novo programa.
Como se cadastrar para receber o Auxílio Brasil?
Quem não ganha Bolsa Família e quer ter direito ao Auxílio Brasil, precisa se inscrever no Cadastro Único para Planos Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
A seleção dos novos beneficiados se dará por meio desse banco de dados, sendo assim, o representador da família deve ir até o Centro de Referência da Auxílio Social (Cras) da cidade onde mora e pedir a inscrição no CadÚnico. Para isso, tenha em mãos os documentos de identificação de cada um dos membros da família. Dentre eles, estão:
- CPF;
- Título de Eleitor;
- Registro Administrativo de Nascimento Indígena para família indígena;
- Comprovante de residência;
- Carteira de trabalho;
Na oportunidade, o representante também participará de uma explicação sobre as condições da residência familiar, da renda e outras informações. Ainda, é fundamental aguardar pelo menos 45 dias para que o cadastro seja integrado no sistema do governo federal.
Vale acentuar que ainda não é possível fazer a inscrição pela internet, no entanto, após realizar o cadastro o interessado pode acompanhar sua inscrição por meio do site ou aplicativo Meu CadÚnico.