Pular para o conteúdo

Páscoa aquece mercado de trabalho e gera mais de 40 mil empregos temporários

De acordo com as estimativas da Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem), o período da Páscoa deverá gerar mais de 40 mil empregos temporários em todo o país entre janeiro e março deste ano. Esse aumento na demanda se deve aos produtos sazonais e é impulsionado pelos setores da indústria, comércio e serviços.

Marcos de Abreu, presidente da Asserttem, informa que as contratações para atender a essa demanda começaram em janeiro e continuarão até o final do primeiro trimestre, criando mais de 41,5 mil novas vagas em todos os setores da economia. Dessas vagas, cerca de 13 mil deverão ser abertas em março deste ano.

Glaucus Botinha, diretor regional da Asserttem, afirma que as expectativas para as contratações temporárias são positivas tanto no estado quanto em todo o país. Ele destaca que a sazonalidade da Páscoa é uma boa oportunidade para esse tipo de contratação, assim como outros períodos sazonais.

Além disso, Botinha acrescenta que existem outros fatores que podem impulsionar a geração de vagas de empregos temporários durante a Páscoa deste ano. Em suma, a Páscoa é um período propício para a contratação de trabalhadores temporários, o que pode levar a uma possível efetivação.

[better-ads type=”banner” banner=”19424″ campaign=”none” count=”2″ columns=”1″ orderby=”rand” order=”ASC” align=”center” show-caption=”1″][/better-ads]

Uma delas é o início de um novo governo. Para Botinha, períodos de mudanças de governos, como agora, costumam gerar um clima de otimismo com o novo ciclo econômico. Ele acredita que o atual governo deve dar início a um novo ciclo de consumo das famílias baseado em uma maior facilidade no acesso ao crédito.

Outro fator que pode contribuir neste momento é o arrefecimento da pandemia e a retomada econômica que teve início em 2022. O diretor da Asserttem em Minas declara que 2023 será o primeiro ano com 100% da atividade econômica retomada, sem paralisações ou reduções causadas pela pandemia.

Já entre os setores da economia, Botinha destacou o papel da Indústria na geração de empregos temporários neste período do ano, já que ela é responsável por até 65% dessas novas vagas, que incluem contratações em segmentos como o de produção de chocolate, embalagens, logística, dentre outros. Ele também apontou para a atuação do Comércio, como as lojas de departamentos, mas reforçou que esse setor divide com o de Serviços uma parte inferior das contratações temporárias e que o principal gerador é o setor industrial.

Como Ingressar ao mercado de trabalho

[better-ads type=”banner” banner=”19424″ campaign=”none” count=”2″ columns=”1″ orderby=”rand” order=”ASC” align=”center” show-caption=”1″][/better-ads]

Abreu revela que as vagas temporárias exercem outro papel muito importante, além de contribuir com a economia do Brasil e com a queda do desemprego. Elas podem servir como oportunidades para ampliar a experiência profissional e ingressar mais pessoas no mercado de trabalho.

Ele sugere que assim que alguém perde seu emprego, essa pessoa deve passar a ficar mais atenta quanto ao surgimento de oportunidades nesse modelo de trabalho. “A grande dica para o trabalhador é procurar uma agência de trabalho temporário. No site da Asserttem ele consegue ter acesso à lista de agências associadas e registradas no Ministério da Economia, divididas por estado”, conclui.