Mondial compra fábrica da Sony Gerando 200 Vagas de Empregos

Manaus

Receba Vagas de Emprego pelo

A brasileira Mondial, líder na fabricação de produtos portáteis, comprou a fábrica da japonesa Sony, na Zona Franca de Manaus (AM). Com a aquisição, a empresa estreia na produção de televisores, fornos de microondas e aparelhos de ar condicionado no segundo semestre do ano que vem. Nesse mercado, enfrentará concorrentes fortes, como a coreana, LG e Samsung, e a americana Whirlpool.

O valor do negócio, que envolveu apenas ativos da empresa japonesa – a fábrica de 27 mil metros quadrados de área construída, laboratórios e equipamentos – não foi revelado. A marca Sony não participou da transação.

Depois de quase cinco décadas no país, em setembro deste ano a Sony decidiu encerrar as atividades da unidade na Zona Franca. Nesta fábrica eles eram vendedores, entre outros eletrônicos. Essa unidade passou a ser considerada uma das melhores fábricas da empresa no mundo.

Procurada pela reportagem, a Sony confirma a venda dos ativos em Manaus (AM) e destaca, em nota, que o negócio deve ser submetido à “devida anuência dos órgãos competentes”. Como a unidade fica na Zona Franca de Manaus, a transação precisa ser verificada pela Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus).

Giovanni Marins Cardoso, sócio fundador da Mondial, diz que uma empresa já tinha planos de começar a produzir microondas em 2022, ar condicionado em 2023 e televisores em 2024. Para isso, procurava um terreno, o fim de instalar uma maior fábrica no capital do Amazonas. A compra da fábrica da Sony se encaixou perfeitamente na estratégia da empresa.

Desde 2014 a empresa possui uma pequena fábrica na Zona Franca de Manaus, onde estão disponíveis DVDs, alto-falantes de média e alta potência, boombox e demais itens da linha de áudio e vídeo.

Empregos

A  fábrica irá ser operada pela Mondial a partir de 1º de fevereiro. Segundo Cardoso, o negócio não envolveu os cerca de 200 trabalhadores da Sony alocados nesta unidade. O executivo explica que os funcionários serão demitidos pela Sony e se inscreverão no processo seletivo que a Mondial abrirá para recrutar 200 trabalhadores. “Não fechamos segundo a Sony para manter os frames, mas evidentemente como eles já estão aí precisando da preferência. Porém, isso não significa que a contratação será automática.”

Além desse processo seletivo inicial, há a intenção de abrir mais 200 vagas no segundo semestre de 2021 para a nova fábrica, devido à ampliação das linhas de produção. Na atual fábrica da Mondial em Manaus, são 240 trabalhadores.

 

AVISO IMPORTANTE: Nunca pague qualquer quantia para participar de um processo para que seja selecionado. Não compre nenhum curso, apostilas ou serviços que prometem participação na seleção ou contratação de uma vaga. E nunca insira dados bancários, cartões ou envie documentos por e-mail ou através de sites que não reconhecem. Não nos responsabilizamos por nenhum tipo de pagamento efetuado. 
DENUNCIAR VAGA