Ifam Abre Inscrições para mais de 3.400 vagas em cursos técnicos e de graduação

As vagas são destinadas a todos os campi da capital e do interior

O Instituto Federal do Amazonas (Ifam) anunciou um processo seletivo com mais de 3.400 vagas para cursos técnicos e de graduação. Segundo a instituição, os editais serão publicados nesta segunda-feira (17), a partir das 17h.

Forma integrada

 

É oferecido somente a quem já tenha concluído o Ensino Fundamental. A forma integrada significa que o curso garante tanto a formação da Base Nacional Comum do Ensino Médio quanto a Formação Técnica Profissional, ou seja, o aluno terá aulas das disciplinas tradicionais do Ensino Médio em conjunto com as disciplinas do curso técnico escolhido. Os cursos têm a duração de três anos e, ao final dele, o aluno terá uma profissão e ainda estará apto a prestar o vestibular para cursos de nível superior.

CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO

 

Cursos oferecidos nesta modalidade: Administração, Informática, Agropecuária, Edificações, Eletrotécnica, Mecânica, Química, Manutenção e Suporte em Informática, Informática para Internet, Desenvolvimento de Sistemas, Eletromecânica, Eletrônica, Mecatrônica, Meio Ambiente, Agroecologia e Paisagismo.

Forma integrada na modalidade EJA

É voltado para aqueles candidatos acima de 18 anos, e que tenham concluído o Ensino Fundamental, proporcionando formação profissional com escolarização para jovens e adultos.

Cursos oferecidos nesta modalidade: Mecânica, Administração, Logística e Manutenção e Suporte em Informática.

Forma subsequente

É oferecido somente a quem já tenha concluído o Ensino Médio. Nesta forma, as disciplinas são exclusivamente técnicas, e os cursos têm duração de um ano e meio ou dois anos.

Cursos oferecidos nesta modalidade: Informática, Administração, Agropecuária, Recursos Pesqueiros, Informática, Meio Ambiente, Edificações, Eletrotécnica, Mecânica, Química, Segurança do Trabalho, Secretaria Escolar, Manutenção e Suporte em Informática, Vendas, Orientação Comunitária, Eletromecânica, Eletrônica, Automação Industrial, Floresta, Secretariado.

CURSOS PRESENCIAIS DE GRADUAÇÃO

Tecnologia

São cursos de nível superior com formação especializada em áreas científicas e tecnológicas, tendo a duração média de dois a três anos. Embora possuam uma duração menor que os outros graus, os egressos possuem capacidade para utilizar, desenvolver ou adaptar tecnologias com a compreensão crítica das implicações daí decorrentes e das suas relações com o processo produtivo, o ser humano, o ambiente e a sociedade, posto que os cursos têm como foco a prática profissional.

Cursos oferecidos nesta modalidade: Alimentos, Processos Químicos, Produção Publicitária, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão Comercial, Eletrônica Industrial, Mecatrônica Industrial, Logística e Sistema de Telecomunicações.

Licenciatura

São cursos de nível superior com duração média de quatro anos, formam essencialmente educadores. Ou seja, este grau é focado na formação de profissionais que pretendem atuar como professores, podendo ministrar aulas na educação básica (ensino fundamental e médio). Nesta área há grandes oportunidades de formação continuada, seja em cursos Lato Sensu ou Stricto Sensu.

Cursos oferecidos nesta modalidade: Ciências Biológicas, Matemática, Física e Química.

Bacharelado

São cursos de nível superior com duração média de quatro a seis anos, tendo como foco a formação científica ou humanística, conferindo ao diplomado competências em determinado campo do saber para o exercício de atividade profissional, acadêmica ou cultural, com o grau de bacharel, podendo se especializar por meio dos cursos de pós-graduação.

Inscrições 

As inscrições devem ser feitas via internet ou presencialmente, conforme disponibilidade de cada campus em datas estabelecidas nos editais.

Inscrições e Editais: http://www2.ifam.edu.br/

As aulas têm previsão de início no primeiro semestre de 2023, nos meses de fevereiro (técnico) e março (graduação).

AVISO IMPORTANTE: Nunca pague qualquer quantia para participar de um processo para que seja selecionado. Não compre nenhum curso, apostilas ou serviços que prometem participação na seleção ou contratação de uma vaga. E nunca insira dados bancários, cartões ou envie documentos por e-mail ou através de sites que não reconhecem. Não nos responsabilizamos por nenhum tipo de pagamento efetuado. 
DENUNCIAR VAGA