O Instituto Federal do Amazonas (IFAM) abriu nesta segunda-feira (29) as inscrições gratuitas para 945 vagas para os cursos técnicos na forma subsequente (seleção por notas do Ensino Médio) e graduação (seleção por notas do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem). As aulas têm previsão de início no segundo semestre letivo de 2024.
O IFAM oferece cursos em diversas áreas do conhecimento, distribuídos entre seus campi em Manaus e no interior do estado. Entre os cursos mais procurados, estão os cursos técnicos integrados ao ensino médio, cursos técnicos subsequentes, cursos superiores de tecnologia, bacharelados e licenciaturas. Algumas das áreas de destaque incluem:
O Departamento de Acesso e Processo Seletivo do Ensino (Dapse/IFAM) orienta que os candidatos leiam os editais e se organizem para as inscrições. A seguir, confira os editais publicados na quarta-feira (24):
Subsequente Multicampi – os cursos técnicos na forma subsequente são voltados a quem finalizou o ensino médio e que deseja obter diploma de ensino médio técnico. São disponibilizadas 705 vagas para os cursos Vendas, Manutenção e Suporte em Informática, Administração, Informática, Aquicultura, Edificações, Eletrotécnica, Meio Ambiente, Mecânica, Química, Segurança do Trabalho, Agropecuária, Recursos Pesqueiros e Desenvolvimento Comunitário. A oferta é destinada aos campi Boca do Acre, Coari, Manacapuru, Manaus Centro, Manaus Zona Leste, Parintins e Tefé.
Graduação – são 200 vagas para os cursos de Bacharelado em Administração, Licenciatura em Química, Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Ciências Biológicas e Tecnologia em Agroecologia. As vagas são destinadas aos campi Coari, Manaus Centro e Manaus Zona Leste. Os cursos são voltados a quem finalizou o ensino médio e que deseja obter diploma de graduação.
São cursos de nível superior com duração média de quatro a seis anos, tendo como foco a formação científica ou humanística, conferindo ao diplomado competências em determinado campo do saber para o exercício de atividade profissional, acadêmica ou cultural, com o grau de bacharel, podendo se especializar por meio dos cursos de pós-graduação.
Inscrições e Edital
Até o dia 30 deste mês, serão publicados os editais voltados ao preenchimento de vagas remanescentes de cursos de graduação. A seleção ocorrerá por meio de coeficiente de rendimento.
As vagas remanescentes serão distribuídas entre três tipos de seleção: reopção de curso – poderão concorrer apenas estudantes de Graduação do próprio IFAM e que desejam trocar de Curso; transferência facultativa – poderão concorrer apenas aqueles que estão atualmente matriculados em um curso de graduação em outra instituição de ensino; portador de diploma – poderão concorrer apenas aqueles que já possuem diploma de curso de graduação.
Cursos técnicos na forma integrada
Aqueles que concluíram ou estão concluindo o ensino fundamental e que desejam cursar o ensino médio técnico no IFAM precisarão aguardar os editais para cursos técnicos de nível médio na forma integrada (para aqueles com idade inferior a 18 anos), ou na forma integrada na modalidade EJA (para aqueles com 18 anos de idade ou mais). Os editais dos cursos na forma integrada estão previstos para serem publicados entre outubro e novembro deste ano.
As inscrições para os cursos do IFAM já estão abertas, conforme o calendário acadêmico da instituição. Para ingressar nos cursos técnicos integrados e subsequentes, os candidatos podem precisar participar de um processo seletivo, que pode incluir provas objetivas ou análise de histórico escolar. Já para os cursos de graduação, o ingresso geralmente se dá através do Sistema de Seleção Unificada (SISU), utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Link de Inscrição
O IFAM é uma referência na educação profissional e tecnológica no Amazonas, contribuindo significativamente para a formação de profissionais qualificados e para o desenvolvimento regional. As inscrições para os cursos são momentos importantes para os candidatos que desejam ingressar em uma instituição de renome, comprometida com a qualidade do ensino e com a promoção da inclusão social. Ficar atento aos editais e prazos é essencial para garantir a participação nos processos seletivos e, assim, dar um passo importante rumo ao futuro profissional.