fbpx

Governo Irá antecipar 13º salário e abono salarial em 2021

Antecipação do abono salarial Pis/Pasep 2021 e do 13º salário

Receba Vagas de Emprego pelo

O governo federal decidiu que vai antecipar dois benefícios em 2021. Após o fim do Auxílio Emergencial em dezembro, a equipe econômica de Jair Bolsonaro está estudando a antecipação do abono salarial de 2021-2022 e do 13° salário dos aposentados do INSS.

As medidas fazem parte da estratégia do governo para minimizar os impactos da pandemia que ainda apresenta crescimento no número de casos ativos e registros no número de mortes diárias similares ao do pico da pandemia, em julho do ano passado.

A antecipação do décimo terceiro dos aposentados e do abono PIS/PASEP 2021 foi confirmada por assessores presidenciais, que afirmaram ainda a intenção do governo de iniciar o pagamento da primeira parcela do 13º do INSS no mês de fevereiro e a segunda parcela, em março.

No entanto, a folha de pagamento do mês de fevereiro – que inicia no dia 22 e vai até 05 de março – já começou a ser processada sem o décimo terceiro, o que indica que a liberação do salário extra deve ocorrer somente em março.

O adiantamento do saque do abono salarial seguiria o mesmo calendário acima, mas não não foi oficializada. Apesar de ainda não ter sido confirmada por Bolsonaro, a antecipação dos benefícios já havia sido divulgada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, no ano passado.

As iniciativas são consideradas viáveis por Guedes, visto que já estão previstas no orçamento de 2021 e não teriam custo extra.

O ministro e sua equipe decidiram analisar o cenário econômico e a crise sanitária causada pela pandemia que ainda afeta o país neste início de ano antes de tomar decisões sobre as medidas econômicas. Entre elas, está a volta do Auxílio Emergencial que já foi confirmada pelo governo e está sendo estudada em conjunto com os presidentes da Câmara e do Senado.