O edital do Programa Bolsa Universidade (PBU) 2025 foi lançado, nesta Terça-feira (3), com a oferta de 47.680 bolsas de estudo para o Ensino Superior. O lançamento ocorreu na sede da prefeitura de Manaus, Zona Oeste da cidade.
O total de bolsas ofertadas está distribuído nas modalidades de compensação tributária, com descontos que variam entre 100% (integral), 75% e 50% do valor da mensalidade, e voluntária (quando não há nenhum abatimento em débitos de impostos devidos).
O vice-prefeito Marcos Rotta, também chefe da Casa Civil do município, realizou o lançamento oficial do programa, acompanhado do diretor-geral da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), Raimundo Filho. O evento contou com a participação do deputado federal Sidney Leite, do deputado estadual Abdala Fraxe e representantes das instituições de ensino superior parceiras.
Rotta disse que o recorde de bolsas do PBU em 2025 representa um aumento de 38% no número de vagas em relação ao edital de 2024, chegando ao total de 377,5 mil bolsas ofertadas desde 2009.
Para este processo, as oportunidades de acesso ao ensino superior são para 12 Instituições de Ensino Superior (IES) da rede privada, totalizando 22 unidades em toda a cidade.
O PBU é voltado para estudantes de famílias de baixa renda. Neste ano, o programa ainda conta com a oferta de 1.212 vagas para pessoas com idade acima dos 65 anos.