Cetam Volta com as Aulas Presenciais nos Cursos Técnicos e Especializações Técnicas

As Aulas presenciais iniciaram no dia 5 de julho

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O Cetam voltou  com as aulas presenciais no dia 5 de julho. Porém, este retorno é válido somente para cursos técnicos e especializações técnicas que se encontram em etapa de conclusão, em Manaus e interior do Amazonas. Para os demais cursos, ainda continuará sendo utilizada a metodologia de ensino remoto.

A escolha foi tomada pelo colegiado do Comitê Técnico-Profissional e Tecnológico (Cotep) da instituição, governado pelo diretor-presidente do Cetam, professor e doutor José Augusto de Melo Neto. O Cotep baseou-se no Decreto nº 43.720, de 16 de abril de 2021, que dispõe sobre o retorno facultativo das aulas presenciais e semipresenciais dos referidos cursos.

A medida alcançará 512 alunos de cursos técnicos na capital e 380 de especializações técnicas também em Manaus. As equipes são do Instituto Benjamin Constant (IBC) e escola Padre Estelio Dalison e Francisca Saavedra, unidades do Cetam. Já no interior, 3.080 alunos de cursos técnicos de 17 municípios retornarão a ter aulas presenciais.

O diretor-presidente do Cetam destaca ser mito importante esse retorno as aulas porque as turmas, em sua maioria, estão entrando na etapa do estágio supervisionado ou das aulas práticas. “Mas essa decisão também foi tomada tendo em vista o quadro da pandemia verificado em cada localidade, que se encontra estável ou com baixas incidências”, afirmou.

O professor José Augusto informa que os gerentes do Cetam nos 17 municípios do interior que terão as aulas presenciais, bem como os diretores das escolas na capital, estão guiados sobre a necessidade de serem seguidos os protocolos sanitários. Eles são imprescindíveis para evitar o risco de contaminação.

A aglomeração das salas de aula ficará limitada a 50% da capacidade e o distanciamento social mínimo entre as carteiras ocupadas será de 1,5 metro.

As Bibliotecas devem trabalhar, preferencialmente, para empréstimo de exemplares sem consulta prévia no local. Outra preocupação é com as ocupações que fazem parte da programação pedagógico. Elas devem livrar-se da aglomeração, compartilhamento de materiais e proximidade entre os alunos.

 

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