Um dos documentos mais conhecidos e, geralmente, o primeiro a ser feito no momento de busca por um emprego é o currículo. Mas talvez você já deve ter se deparado com um outro documento que pode ser pedido juntamente com o currículo: a carta de apresentação.
O segundo não é tão conhecido ou popular quanto o primeiro, mas ainda é utilizado por algumas empresas e é muito importante para causar uma boa primeira impressão.
Você sabe o que é uma carta de apresentação e como fazê-la? Continue a leitura para saber mais!
O que é carta de apresentação?
Atualmente, é mais difícil que uma empresa peça para você fazer uma carta de apresentação, pois ela era muito mais comum antes dos processos seletivos on-line. Porém, ainda existem algumas organizações que pedem esse documento.
De modo geral, ela serve para que você conte um pouco mais sobre a sua trajetória profissional de forma resumida. Como o próprio nome já diz, ela é uma apresentação sobre você.
Então, a partir dela, a pessoa recrutadora consegue te conhecer melhor e analisar se você possui os pré-requisitos da vaga anunciada.
Carta de apresentação e currículo: qual a relação?
Geralmente o currículo e a carta de apresentação são pedidos no mesmo momento de um processo seletivo, que costuma ser na primeira etapa.
A carta de apresentação é uma forma de te conhecer ainda mais, portanto, ela serve como um complemento ao currículo e ajuda a empresa a traçar o seu perfil de forma mais completa.
Como fazer uma carta de apresentação?
[better-ads type=”banner” banner=”19424″ campaign=”none” count=”2″ columns=”1″ orderby=”rand” order=”ASC” align=”center” show-caption=”1″][/better-ads]Existem alguns pontos que você deve ter em mente no momento de fazer uma carta de apresentação, listamos alguns abaixo:
1. Seja breve
Saiba que a carta de apresentação não é um documento que deve conter muitas páginas, é recomendado que ele contenha, no máximo, uma página inteira.
Isso porque a empresa não terá tempo de ler longos textos, então foque nas informações mais importantes e saiba como resumi-las.
2. Fale apenas o que você realmente sabe ou viveu
Muito cuidado com informações falsas, só fale de experiências que você realmente viveu e de habilidades que você de fato possui.
Tenha muita sinceridade nesse momento para não correr o risco da empresa descobrir futuramente que você mentiu no processo seletivo, porque isso pode prejudicar a sua imagem no mercado de trabalho.
3. Personalize o seu texto
Modelos são muito úteis e importantes, inclusive, fizemos um modelo de carta de apresentação da Gupy para você baixar, mas use-o como inspiração e não como uma regra.
A pessoa recrutadora precisa sentir que foi você que escreveu o texto, então não seja genérico, tente realmente contar a sua história.
O modelo serve para que você entenda melhor a estrutura do texto e se baseie nele.
Para ver o modelo que preparamos para você, continue a leitura!
4. Cuidado com erros de português
[better-ads type=”banner” banner=”19424″ campaign=”none” count=”2″ columns=”1″ orderby=”rand” order=”ASC” align=”center” show-caption=”1″][/better-ads]Sempre revise o seu texto para garantir que não tem nenhum erro de gramática ou ortografia, porque isso pode diminuir a sua credibilidade e prejudicar a sua carta de apresentação.
O que escrever na carta de apresentação?
1. Faça um cabeçalho
O cabeçalho deve conter as informações essenciais sobre você para que a pessoa recrutadora possa entrar em contato.
As informações devem ser: nome, sobrenome, e-mail, telefone e LinkedIn, caso tenha um.
Além disso, também informe o cargo desejado.
2. Comece a carta de apresentação com uma saudação
Pule uma linha e inicie a carta com uma saudação.
Se você souber o nome da pessoa recrutadora, pode inseri-lo. Caso contrário, separamos algumas alternativas mais comuns que você pode utilizar:
- Estimado(a);
- Prezado(a);
- Caro(a).
3. Fale sobre você e suas experiências acadêmicas e profissionais
No parágrafo seguinte, comece a falar sobre você, se apresente, fale um pouco da sua formação e suas experiências profissionais.
Um parágrafo ou dois são o suficiente para apresentar essas informações.
4. Mostre que você pode contribuir para a empresa
Cite uma habilidade, experiência ou formação que serão essenciais para o cargo que você deseja ocupar.
Então, se na descrição da vaga existe uma ferramenta, técnica ou fluência de um idioma como pré-requisito, destaque essa sua habilidade, se você possuí-la de fato.
5. Demonstre que pesquisou sobre a empresa
[better-ads type=”banner” banner=”19424″ campaign=”none” count=”2″ columns=”1″ orderby=”rand” order=”ASC” align=”center” show-caption=”1″][/better-ads]Fale que a cultura da empresa chamou a sua atenção, destaque um valor da empresa que tem a sua cara, cite algo da história da empresa. Enfim, demonstre que pesquisou sobre ela.
Mas só fale se realmente for citar algo relevante e que se conecte com você de alguma forma.
6. Despedida e assinatura
Por último, se despeça. Abaixo listamos algumas possíveis formas de fazer esse encerramento:
- Fico à disposição;
- Cumprimentos;
- Atenciosamente;
- Obrigado(a).
Como fazer uma carta de apresentação para o primeiro emprego?
Uma das coisas que você precisa colocar na carta de apresentação são as experiências profissionais e acadêmicas que você teve.
Caso você não tenha tido nenhuma experiência profissional e esteja em busca do seu primeiro emprego, não tem problema! Foque nas suas habilidades e formações acadêmicas.
Você pode seguir o mesmo modelo que apresentamos acima, a diferença é que na hora de falar sobre você, destaque projetos que participou, atividades extracurriculares, além de sua formação, é claro.
E no momento de mostrar como você pode contribuir com a empresa, deixe evidente suas habilidades comportamentais e aquelas adquiridas ao longo dos seus estudos.
Não é tão diferente, não é mesmo?
Modelo de carta de apresentação para vaga de emprego
[better-ads type=”banner” banner=”19424″ campaign=”none” count=”2″ columns=”1″ orderby=”rand” order=”ASC” align=”center” show-caption=”1″][/better-ads]Agora, baixe o modelo de carta de apresentação que nós preparamos para você.
Você pode baixar esse material e se inspirar na estrutura e alguns outros pontos, mas lembre-se de personalizar a sua carta!
Esperamos que você possa fazer a sua carta de apresentação e consiga a vaga de emprego que tanto deseja