Pular para o conteúdo

Guedes Anuncia Prorrogação do Auxilio Emergencial

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta quinta-feira (12/12/2020) que haverá uma prorrogação da ajuda emergencial no caso de uma 2ª vaga do covid-19 no Brasil.

“Existe a possibilidade de estender a ajuda de emergência? Portanto, vamos ao outro extremo. Se houver uma 2ª onda de pandemia, não é uma possibilidade, é uma certeza. Teremos que reagir, mas não é o Plano A. Não é o que estamos pensando agora ”, disse ele.

“’Ah, mas veio uma segunda onda’. Tudo bem, vamos declarar um estado de calamidade novamente e vamos recalibrar os instrumentos novamente. […] Em vez de gastar 10% do PIB, como foi neste ano, gastamos 4% [em 2021] “, acrescentou.

Guedes participou do evento virtual do troféu “Supermercadista Honorário” da Abras (Associação Brasileira de Supermercados).

A declaração diz respeito aos operadores do mercado financeiro. É uma indicação mais forte de que a emenda constitucional ao teto de gastos pode ser violada em 2021.

O governo federal já gastou R $ 182,3 bilhões com o pagamento da ajuda emergencial em 2020. A parcela mensal era de R $ 600 no início da pandemia e em setembro foi reduzida para R $ 200 em. Mesmo com a redução, o O orçamento do benefício é ainda maior, por exemplo, do que o do Bolsa Família, que somou R $ 26,4 bilhões neste ano.

[better-ads type=”banner” banner=”15792″ campaign=”none” count=”2″ columns=”1″ orderby=”rand” order=”ASC” align=”center” show-caption=”1″][/better-ads]

A dívida pública do governo rompeu a barreira de 90% do PIB (Produto Interno Bruto) pela primeira vez na história. O déficit primário – quando as despesas superam as despesas – projetado pelo Ministério da Economia em 2020 é de R $ 861 bilhões.

“Gastamos 10% do PIB para combater essa pandemia. Os mais vulneráveis ​​foram protegidos, a economia brasileira foi preservada ”, declarou o ministro. “Estamos removendo gradualmente esses incentivos fiscais porque não temos um espaço fiscal tão grande. Agora, estamos preparados como sempre se uma pandemia voltar. Se vier a 2ª onda, saberemos como reagir novamente ”.

AVISO IMPORTANTE: Não pague qualquer quantia para participar de um processo para que seja selecionado. Não compre curso, apostilas ou serviços que prometem participação na seleção ou contratação de uma vaga. Nunca insira dados bancários, cartões ou envie documentos por e-mail ou através de sites que não reconhecem