5 dicas Importantes para ser chamado a uma entrevistas de emprego

Receba Vagas de Emprego pelo

Ao buscar uma oportunidade de estágio e vagas de trainee, muitos candidatos ficam ansiosos para saber quem vai telefonar ou se conseguirá aquela tão sonhada entrevista. “Muitas vezes não temos as atitudes certas na hora de procurar emprego no mercado de trabalho e isso pode ser muito destrutivo. Existem alguns caminhos a serem percorridos antes de chegar a esta fase. É preciso refletir sobre algumas questões e o candidato precisa conhecê-las para não pular etapas ”, explica Ricardo Haag, diretor da Page Talent, unidade de negócios da Page Personnel dedicada à contratação de estagiários e trainees. Aqui estão cinco dicas do consultor para ajudar os trainees e os candidatos a trainees a obterem a tão esperada entrevista.

1. Personalize o seu currículo

Sabemos como é difícil escolher o que escrever em nosso currículo. Preenchemos nossas horas de faculdade com atividades extracurriculares, aulas particulares e o que mais queremos é mostrar TUDO para as empresas, certo? No entanto, uma das melhores estratégias para conseguir uma entrevista é personalizar seu currículo.

Depois de escolher o trabalho que melhor se adapta ao seu perfil, é hora de personalizar suas habilidades para ela. Ou seja, leia atentamente quais características serão mais importantes para os processos seletivos e analise o seu perfil: quais habilidades você possui que são compatíveis? quais traços de personalidade são essenciais para este trabalho? encontre uma forma de fazer seu currículo mostrar quem você é, mas com um foco especial na vaga. Por mais que você se orgulhe de seu curso gratuito de cinema, nem sempre ele é ideal para uma vaga na área comercial, por exemplo.

2. Não faça uma pesquisa aleatória. Foque e filtre suas opções

Quando começamos a procurar um novo emprego (seja o primeiro ou em uma transição de carreira), tendemos a “filmar para todo lado” e procurar de tudo um pouco. É verdade que no início queremos nos esforçar ao máximo, mas é importante ressaltar que nem sempre isso é saudável para sua pesquisa.

É sempre necessário ter um objetivo final: não adianta mandar currículos para todas as áreas de uma empresa porque em algum momento você vai se confundir e acabar dificultando a busca, além de perder energia se candidatando a empregos que não têm afinidade com seu perfil.

Portanto, tente focar em algumas áreas e talvez pense em áreas que sejam congruentes, por exemplo: Comercial, Relacionamento com o Cliente, Planejamento Comercial e Marketing de Vendas são áreas relacionadas e, em muitos casos, com sinergia de projetos.

3. Veja a procura de emprego como um emprego

Não adianta mandar currículo aqui, outro ali, a cada duas semanas. A busca deve ser diária. Reserve algumas horas por dia para se dedicar a isso. Assim como o mestrado, o TCC ou o MBA, a busca por um emprego é algo que pode ser de médio e longo prazo, portanto é um projeto que exige disciplina.

Procure sempre atualizar seu currículo e ter um foco diário. Em processos longos, como estagiário, tente criar horários de testes, dinâmicas, entrevistas. Com as demais vagas você pode criar um cronograma de abertura e fechamento para organizar e enviar currículo e carta de apresentação personalizados. Leia muito sobre as empresas com as quais tem interesse em trabalhar e acompanhe colunas e blogs sobre sua futura área de atuação, além de buscar informações sobre o mercado em geral. Então, quando for marcada uma consulta, você estará preparado!

4. Tome a iniciativa

As empresas que pretendemos nem sempre estão abertas, ou mesmo que estejam, é muito benvindo que tome a iniciativa de ligar, enviar e-mail e perguntar sobre as vagas. Às vezes, a demanda interna impedia que uma determinada vaga fosse divulgada a tempo e sua iniciativa de ligar pode ser um diferencial no início do processo.

Por exemplo, você pode ligar dizendo que tem muito interesse em trabalhar com a empresa, contando brevemente sua história (treinamento, por exemplo). O email do RH com certeza será enviado para você e você poderá então preparar seu currículo e um email de apresentação, abrindo uma nova porta para você.

5. Prepare seu discurso para dinâmica de grupo ou entrevista

É imprescindível ter em mente um discurso organizado, breve e agradável sobre a própria trajetória de vida, áreas de interesse, experiências pessoais que tiveram grande valor de aprendizagem – seja para lazer ou viagem – enfim, é preciso ser objetivo. Claro, mas você também precisa ser generoso nas informações, mostrar entusiasmo e focar no que realmente te fez crescer como pessoa, acima de tudo. Mais do que um discurso, você deve saber (e até mesmo apreciar a oportunidade) de falar de suas virtudes dentro de uma dinâmica profissional.

AVISO IMPORTANTE: Nunca pague qualquer quantia para participar de um processo para que seja selecionado. Não compre nenhum curso, apostilas ou serviços que prometem participação na seleção ou contratação de uma vaga. E nunca insira dados bancários, cartões ou envie documentos por e-mail ou através de sites que não reconhecem. Não nos responsabilizamos por nenhum tipo de pagamento efetuado. 
DENUNCIAR VAGA